Alimentação Saudável

A Alimentação saudável é o hábito de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam tanto fisica quanto intelectualmente.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre garantem que a alimentação seja saudável. De fato, algumas dietas não preenchem os critérios de alimentação saudável, podendo aumentar os riscos de câncer de intestino e doenças cardiovasculares.

As orientações das pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar a alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares.

Segundo estudos de especialistas, uma complementação ou suplementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável.

Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos.

Aliando-se uma dieta saudavel à pratica de atividade física, por exemplo o kung fu, é certo que se possa gozar de boa saúde para uma melhor qualidade de vida e também maor longevidade.

Confira abaixo um vídeo sobre o assunto: