Modalidades

Masculino

Homens de todas as idades procuram a Academia Punho da Pantera com os mais diferente objetivos. Costuma-se dizer que o Kung Fu é uma atividade para a vida toda e, independente do objetivo (rendimento desportivo, luta, defesa pessoal, flexibilidade, força, definição muscular, qualidade de vida, saúde), com paciência e dedicação pode-se encontrar por meio da Arte Marcial Chinesa um novo caminho de vida.

Feminino

Hoje em dia, mulheres de todas as idades encontram nas atividades de luta uma forma de melhorar o condicionamento físico, a capacidade de concentração e aliviar o stress. De forma bem direcionada e sem contato físico, nossas aulas de Kung Fu possibilitam melhora na consciência corporal por meio da sua diversificada metodologia de exercícios físicos, de concentração e equilíbrio. Proporciona melhor auto-estima, além da sensação de mais segurança, aumentando a disposição no trabalho e nas atividades cotidianas.

Infantil

Aos 6 anos de idade, a criança já está pronta para iniciar no Kung Fu na Academia Punho da Pantera. As aulas são exclusivas para a turma infantil, com os exercícios transmitidos por meio de nossa didática própria e diferenciada. O fator lúdico se faz presente e, conjugado à filosofia da Arte Marcia Chinesa, contribui para a educação e saúde da criança, melhorando sua disciplina, concentração e determinação entre outros aspectos.

Defesa Pessoal

O treinamento na Academia Punho da Pantera visa o desenvolvimento consciente das técnicas de defesa pessoal, por meio de sua filosofia e dos movimentos de ataque e defesa do Kung Fu. Sendo homem, mulher ou criança, as aulas sempre emglobam este assunto. Com simulações das situações cotidianas e fazendo uso de diversos equipamentos, o praticante de kung Fu da Academia Punho da Pantera é treinado para adquirir uma postura mais firme frente aos obstáculos do dia-a-dia, além da capacidade de discernimento das diferentes situaçõs de risco, para sempre manter uma conduta correta.

Condicionamento Físico

O Kung Fu é uma excelente atividade para o desenvolvimento do condicionamento físico e melhora da disposição para as atividades da vida diária. Na Academia Punho da Pantera, o aluno pratica os exercícios de uma forma saudável e motivante. Condicionamento aeróbico, força, resistência, flexibilidade e velocidade são as capacidades físicas desenvolvidas durante a prática da arte marcial chinesa.

Armas Tradicionais

Bastão, espada, lança, nunchaku, leque e corrente são apenas algumas das Armas Tradicionais Chinesas utilizadas durante o treinamento de Kung Fu praticado na Academia Punho da Pantera. Através da prática com as diferentes armas, além de desenvolver a coordenação motora e habilidades gerais, nossos alunos aprimoram o condicionamento físico e aperfeiçoam suas noções de defesa pessoal.

Meditação e ChiKun

Através da prática da Meditação e do Chi Kun, os professores da Academia Punho da Pantera ensinam e incentivam seus alunos a estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo. Através dos exercícios de respiração e relaxamento mental, o praticante pode potencializar o seu desenvolvimento na arte marcial e melhorar sua qualidade de vida possibilitando uma maior longevidade.

Flexibilidade

É através dos constantes exercícios de alongamentos durante as aulas de Kung Fu que os alunos da Academia Punho da Pantera desenvolvem a flexibilidade. Esta capacidade física é muito importante para a obtenção de uma boa qualidade de vida, livre de dores musculares e lesões ocasionais. O desenvolvimento da flexibilidade permite uma movimentação com maior amplitude e economia de energia, potencializando a eficácia do estilo Choy Lay Fut praticado em nossa escola.

Dança do Leão

A Academia Punho da Pantera dispõe de uma experiente equipe da tradicional Dança do Leão e tem se apresentado em várias cerimônias e eventos na região. A Dança do Leão é realizada geralmente para afastar espíritos maléficos e invocar sorte e felicidade. Quando o aluno atinge a graduação avançada ele já pode iniciar o treinamento na tradicional Dança do Leão, já que os seus movimentos necessitam de força explosiva e resistência muscular, além de uma base sólida em artes marciais.

Boxe Chinês

Mais conhecido como Sanshou (literalmente “mãos livres”), ou Sanda (literalmente “luta livre”), o Boxe Chinês é uma forma chinesa moderna de combate total, um sistema de auto-defesa, e um esporte de combate. Valendo-se de técnicas de socos, chutes e quedas, os lutadores podem vencer o combate através de pontos ou buscando o nocaute. Durante os treinos os lutadors utilizam protetores de cabeça e tórax, além de luvas, caneleiras e protetor bucal. Desta forma o treinamento acontece de forma segura, propiciando um bom desenvolvimento dos atletas.

 

A Equipe Pantera tem o objetivo de formar lutadores qualificados para representar a Academia Punho da Pantera nos mais diversificados campeonatos de luta.
O treinamento visa o alto rendimento físico, técnico, estratégico e psicológico. Para tal, os treinos acontecem em horários específicos, nos quais o alto grau de exigência se faz necessário para o desenvolvimento completo do aluno/atleta.

O Sistema é dividido em 4 níveis, cada um apresentando uma exigência diferente:

  • novato
  • iniciante
  • intermediário
  • avançado

Para iniciar o treinamento de Sanshou, o aluno precisa praticar pelo menos um ano de Kung Fu, aprendendo as Tradições e Valores da Arte Marcial Chinesa.